Perguntas Frequentes

Observação: Toda solicitação feita ao DER/AL deverá ser feita por meio de abertura de processo administrativo no próprio órgão (Ex: estágio, cópia de documentação, AET...)


1. Qual o horário de funcionamento do DER/AL?
R. O DER/AL funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h.


2. Qual o telefone para contato do DER/AL?
Recepção: 3315-3534
Presidência: 3315-8402/8407
Recursos Humanos: 3315-8418
Ouvidoria: 0800 284 5434


3. Recebi uma multa do DER/AL, mas não a reconheço. O que devo fazer?
O solicitante deverá entrar com defesa prévia junto ao DER de Alagoas (ou o DER do estado no qual o veículo está registrado) ou enviar a documentação pelos correios: cópias autenticadas de CNH, CRLV (documento do veículo), comprovante de residência, os documentos que achar necessário e faça a sua defesa (pedido de cancelamento de multa).


4. Dei entrada em minha defesa prévia e não recebi o resultado. Como obtenho a resposta?
O solicitante poderá obter a informação pelo telefone da Seção de Processamento de Multas (3315-8400), ou pelo e-SIC: http://e-sic.al.gov.br


5. Qual o procedimento para solicitação de AET (Autorização Especial de Trânsito)?
Para solicitar AET é necessário cópias de documentos do veículo, CNH, combinações dos documentos, projeto assinado pelo Engenheiro Mecânico e solicitar ao setor responsável.


6. Qual o procedimento para participar do processo de seleção de estágio?
O DER/AL exige a abertura de processo administrativo para concorrer à vaga de estágio. Procure o nosso RH com cópias de RG, CPF, Comprovante de Residência e Declaração da Instituição de Ensino com matrícula, curso, turno, período.


7. Quero fazer uma denúncia/reclamação/elogio ou solicitar uma informação básica, qual o procedimento?
O cidadão poderá contatar a Ouvidoria do DER/AL pelo 0800 284 5434 ou pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


8. Quero fazer um pedido de acesso a informação (Ex: cópia de processo administrativo), qual o procedimento?
O pedido poderá ser feito por meio do sistema http://e-sic.al.gov.br


9. Qual o procedimento para solicitação de inclusão van para transporte escolar?
Faz-se necessário abertura de processo junto ao Protocolo Geral do DER/AL direcionado à Superintendência de Transporte e Trânsito com os seguintes procedimentos:
Cópias de CRLV, CNH, Contrato Escolar e Comprovante de Residência;
Vistoria realizada pelo SENAI e DER/AL;
Pagamento de Taxas referentes à liberação do certificado junto ao Serviço de Fiscalização de Transporte, que informará o valor conforme ano do veículo e emissão de boleto bancário.

    SIGA A GENTE  

    Governo do Estado de Alagoas
    © 2022 - 2024 - Versão 1.0

    menu